O pentacampeão Mundial Edmilson e ex-jogador do XV tem vaga no time que desfilará com a tocha pelas ruas de Jaú

 

José Edmilson Gomes de Moraes, o Edmilson, se projetou no futebol graças ao XV de Jaú, mas também projeta Jaú para o mundo. Com uma carreira vitoriosa, Edmilson alcançou o auge em 2002 ao conquistar a Copa do Mundo Coréia do Sul e Japão. O título representa a conquista do penta para o Brasil.

O Revezamento da Tocha em Jaú será dia 18 de julho. Carregar a tocha da Rio 2016 pelas ruas de Jaú seria um presente – o jogador aniversaria dia 10 de julho – em forma de reconhecimento por tudo o que o atleta fez pelo futebol e pelo esporte brasileiro.

Restam 10 nomes para serem escolhidos entre 12 pessoas do esporte que vão participar do evento de Revezamento da Tocha na cidade. O site trabalhadoresdejau.com já adiantou que a organização do evento já confirmou Claudio Roberto Souza e Renata Burgos como condutores da tocha (trabalhadoresdejau.com/2016/06/06/jau-recebe-a-tocha-olimpica-no-dia-18-de-julho-vinda-de-bauru-e-seguindo-para-ribeirao-no-mesmo-dia/).

Quando se fala no penta Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho são celebrados. Entretanto sem o volante e zagueiro Edmilson com atuação tática impecável, vigor físico e futebol refinado, somados ao bom futebol de todos do time de Felipão, a Seleção Brasileira não teria obtido o quinto Mundial. A trajetória de Edmilson é emblemática no futebol. Excelente caráter, jogou em grandes clubes do mundo.

No início dos anos 90 do século passado chamou a atenção de outra grande figura, o treinador do Galo da Comarca o argentino José Poy, que indicou ao São Paulo sua contratação. Em 1995 Edmilson foi campeão da Série A2 do Campeonato Paulista pelo XV de Jaú. Ao encerrar sua carreira, o ex-jogador do Galo da Comarca se destaca como comentarista e dirigente esportivo. Ele representa  uma nova safra de ex-jogadores que poderão dar uma oxigenada no futebol praticado no Brasil, tão degradado por pessoas irresponsáveis, principalmente, os ocupantes de cargos de dirigente esportivo em clubes, nas federações estaduais e CBF.

Na terça-feira (7), o ex-jogador esteve no programa da TV Cultura Cartão Verde em que demonstrou profundo conhecimento a respeito do futebol praticado dentro de campo e dos bastidores que influenciam  quando a bola rola. Nas últimas semanas gravou um vídeo com mensagem de apoio à trajetória do XV na luta para retornar à elite do futebol paulista, ainda atuando na Segundona.

Edmilson mantém um projeto social em Taquaritinga que leva seu nome: Fundação Edmilson.