Jaú renova pacto pela qualidade na educação capacitando 1400 educadores

A Prefeitura de Jaú promove o Fórum Municipal de Educação 2016 com o tema “Educação, humanização e cidadania: compromisso de todos para a geração da escola que acolhe e que educa”. O evento, iniciado quarta-feira (27),  tem como norteador o compromisso necessário para que o ensino público de qualidade se efetive no cotidiano.

Este Fórum é um dos maiores programas de capacitação continuada dos funcionários da Rede Municipal de Educação, atingindo cerca de 1.400 profissionais, entre professores, gestores e demais trabalhadores de nossas escolas e centros educacionais.

Durante sua fala, a secretária de Educação, Daltira Maria de Castro Piragine Tumolo, ressaltou que compromisso significa um pacto firmado coletivamente, com uma missão em comum. “Diante da realidade contemporânea, não há como promover um processo de ensino e aprendizagem exitoso sem que todos os agentes envolvidos nessa ação se comprometam com uma proposta pedagógica que contemple as reais necessidades do seu público-alvo.

Cada ambiente escolar possui suas características, potencialidades e dificuldades. Dessa forma, o compromisso deve ser estabelecido para cada comunidade escolar. Responsabilidades devem ser compartilhadas de acordo com a realidade local. O Fórum Municipal de Educação 2016 adquire uma nova roupagem, objetivando atender as demandas legítimas e alicerçadas no dia a dia vivenciado por todos na escola do nosso Município.

Na quinta-feira, cada professor estará participando deste Fórum em cerca de 47 locais do Município, acolhendo a todos, reconhecendo a realidade local e trocando conhecimentos por meio de oficinas, palestras, projeção de vídeos, dinâmicas de grupo, com especialistas e profissionais de várias áreas, com diferentes temas, que foram sugeridos pelos professores. Todos os eventos programados para o Fórum Municipal de Educação 2016 tem como eixo norteador uma palavra que parece simples, mas que possui um profundo significado: compromisso”.

A apresentação inicial foi do professor César Nunes, filósofo, historiador e pedagogo, Pós-Doutor em Filosofia e Educação, e teve como público-alvo gestores e docentes da Rede Municipal de Ensino. O tema abordado foi “Educar para a Humanização e para a Cidadania: O papel da escola diante dos desafios atuais, do PNE e das novas diretrizes curriculares nacionais”.

Este slideshow necessita de JavaScript.