Jaú faz de setembro o mês da leitura

 

Mês dedicado à literatura traz à cidade escritores como Ignácio de Loyola Brandão e Lucius de Melo; programação inclui saraus, debates e feira de livros  

 

De repente quem passa cruza com uma geladeira em seu caminho numa praça ou rua e lá dentro se abre um mundo novo, cheio de imaginação e aventuras nas páginas de livros esperando sua companhia. A geladeira já circula em pontos estratégicos de Jaú na ação Fome de Livros. Os títulos são disponibilizados gratuitamente aos leitores.

A atividade é do 5º Festival Literário de Jaú Hilda Hist com a promessa de atrair quem lê e quem não lê, maioria absoluta do País. O Brasil aceita, em pleno século XXI, que 13 milhões de brasileiros ainda sejam analfabetos, o que representa 8,7% da população acima de 15 anos.

De 6 a 30 de setembro a programação inclui lançamento de livros, saraus, debates e feira de livros. Integram as atrações o Concurso Literário Hilda Hilst, com inscrições abertas na Secretaria de Cultura. O festival homenageia a escritora  nascida no município

Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Ignácio de Loyola Brandão, é um dos famosos da programação em vários pontos da cidade.

O escritor e jornalista Lucius de Melo, conhecido repórter de TV em Bauru e autor do livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro, narrativa da vida da cafetina Eny  Cezarino e seu famoso bordel. Lucius terá noite de bate-papo e relançamento do seu livro em Jaú no dia  12, às 20h, na sede social do Jahu Clube.

enys-bar
Registro do fotógrafo Éder Azevedo, em 31/05/2012, do letreiro no Trevo da Eny

Também foram confirmados os escritores Plínio Camillo e Jorge Ialanji Filholin. O Festival pretende valorizar a literatura contemporânea e estimular a leitura e a criação literária na região. Haverá saraus literários, contações de histórias, debate entre autores de Jaú e São Carlos sobre o mercado editorial no interior, feira de livros, apresentações teatrais, musicais e concurso de crônicas, contos e poesias.

Resgate

O festival foi resgatado em 2015 e se solidifica no calendário municipal de eventos.  A exemplo da edição anterior, o festival tem parceria com a Secretaria de Educação, que realiza a Feira do Livro entre os dias 12 e 14 de setembro. A feira será realizada no AeroClube e envolve a produção dos alunos da rede municipal de ensino. Crianças e pais participa e conhecem projetos da Secretaria de Educação na área. O foco é incentivar os cidadãos a escrever, a desenvolver a criatividade e a expor suas ideias.

Programação

A programação será aberta nesta terça-feira (6) com o lançamento do livro Trilhos (11 Letras, R$ 30,00), do poeta José Thomaz de Araújo Filho, às 20h, no Espaço União Livraria & Café.

 

Anúncios