Curso do Sírio Libanês pode criar residência médica em Jaú para áreas do SUS

 

Especialização visa qualificar equipe de  atenção básica e saúde da família

 

Mesmo com a transferência para Botucatu da unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Jaú, o município é referência médico-hospitalar para uma imensa região. Sob responsabilidade do Instituto Sírio Libanês, 21 médicos de Jaú foram capacitados no Curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do Serviço Único de Saúde (SUS).

Foram apresentados dois trabalhos produzidos pelos alunos médicos da especialização no projeto aplicativo, voltada para a possibilidade da criação de serviços de residência médica do SUS em Jaú.

O primeiro projeto é de  criação de uma entidade que forneça preceptores em residência médica. O segundo trabalho traçou critérios de elegibilidade para os futuros cenários de prática para instalação de serviço de residência médica.

A especialização visa a qualificar a formação de profissionais de saúde na rede SUS, em especial nas áreas de atenção básica e estratégica em atenção à saúde da família durante 10 meses.

Os 21 médicos que cursaram a especialização foram escolhidos por meio de processo seletivo. A Secretaria de Saúde de Jaú  e o Instituto Sírio Libanês promoveram a aula de encerramento do Curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS na quinta-feira (29 de setembro).

encerramento_1
Curso vislumbra criar em Jaú uma residência médica para áreas do SUS

Começo em 2014

O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou em 2014 a capacitação dos facilitadores do ensino de residência médica. Jaú teve um representante desse processo de formação, com a incumbência do facilitador de participar do processo de formação dos médicos em preceptoria de residência médica.

O Curso de Especialização em preceptoria para residência médica do SUS teve carga horária total de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância.

A Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS apoiará a capacitação de profissionais do SUS em educação na saúde, de modo que as atividades educacionais com graduandos e profissionais técnicos ou em pós-graduação possam estar voltadas ao desenvolvimento de um perfil ancorado na integralidade do cuidado e na equidade da atenção.