Seminário da IndustriALL discute o combate ao trabalho precário nas ‘bancas’ do setor calçadista

Desembargador Luis Henrique Rafael do TRT da 15ª Região integra mesa tripartite 

 

 

O seminário “Combate ao Trabalho Precário na Fabricação de Calçados” terá uma mesa nesta quinta-feira (20), a partir das 14h, debatendo o trabalho precário, com foco nas “bancas” e as contratações irregulares.

Já confirmaram presença nesta mesa de debate o desembargador Luis Henrique Rafael, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas); representante do Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú (Sindicalçados); e representante da Prefeitura de Jaú. Também estão confirmados representações do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e empresários do setor calçadista.

O presidente do Sindicato dos Calçadistas de Jaú Miro Jacintho avalia que o fim  das irregularidades das ‘bancas’ passa pelo debate tripartite com empresários, trabalhadores e os setores do poder público, protagonistas no encaminhamento de soluções.

“A discussão no Seminário representa o início para a conscientização dos empresários e donos de ‘bancas’. Só assim conseguiremos acabar com a informalidade”, define Miro.

‘Bancas’

As conhecidas ‘bancas’ são oficinas domésticas que produzem peças dos calçados, para as grande indústrias.  Nestes locais, milhares de trabalhadores são  contratados de forma irregular (terceirização), sem registro em carteira, sem respeito à legislação trabalhista e à Convenção Coletiva de Trabalho

O seminário “Combate ao Trabalho Precário na Fabricação de Calçados” prosseguirá na sexta-feira (21). O evento é uma realização da IndustriALL Global Union, em parceria com o Sindicatos dos (as) Trabalhadores (as) nas Indústrias de Calçados de Jaú e conta com o apoio da Confederação Nacional dos (as) Trabalhadores (as) do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV) e da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Couro, Calçados e Vestuarista do Brasil (Fetracovest).

 

Seminário “Combate ao Trabalho Precário na Fabricação de Calçados”

Quinta-feira (20)

A partir das 9h – Abertura

14h – Mesa de debate tripartite ‘bancas’ e o trabalho precário

Sexta-feira (21)

Galeria Hotel

Avenida Deputado Zien

Nassif, 900 – 1ª Zona Industrial, Jaú

sapatos_eventofinal

Anúncios