Sindicato dos Calçadistas realiza Seminário de Planejamento

 

Dentre as ações prioritárias está o combate à Reforma da Previdência

 

No último final de semana (18 de 19), a direção do Sindicato do Trabalhadores/as Calçadistas de Jaú  promoveu seu Seminário Anual de Planejamento com objetivo de definir as principais ações para o ano de 2017. Além da presença de diretores/as, assessores e funcionários/as, a atividade contou com a participação da presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), Cida Trajano, e do presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Couro, Calçado e Vestuarista do Brasil (Fetracovest), Antônio Carlos Guedes.

 

Reforma da Previdência

Ações contra a Reforma da Previdência, em discussão na Câmara dos Deputados, mobilizou parte do encontro. Uma das estratégias contra a Reforma é a mobilização das entidades sindicais e os/as trabalhadores/as para pressionar parlamentares pela não aprovação da PEC 287 (Reforma da Previdência). No caso de Jaú, a pressão recai sobre o deputado federal Milton Monti (PR) – e-mail dep.miltonmonti@camara.leg.br.Cida Trajano apresentou a campanha nacional contra a Reforma da Previdência, realizada pela CNTRV, contendo várias peças publicitárias. Uma das ações prioritárias do Sindicato dos Calçadistas de Jaú deverá ser a implementação desta campanha em nível local. “Temos a tarefa de levar para todos os locais de trabalho as informações sobre esta Reforma da Previdência que pretende dificultar ao máximo o acesso dos trabalhadores/as à aposentadoria”, afirmou Miro Jacintho, presidente do Sindicato.

 

Campanha Salarial

A campanha salarial 2017 dos calçadistas de Jaú, com data-base em 1 de julho, também faz parte do novo plano de ação do Sindicato que deverá integrar a Campanha Salarial Unificada da CNTRV, como já ocorreu no ano anterior. Dentre os maiores desafios está a manutenção dos diretos e a conquista de melhores salários e benefícios. A direção já está realizando conversas com o Sindicato Patronal sobre a implantação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) uma das conquistas da Campanha Salarial de 2016.

Outras ações

O seminário discutiu ainda ações efetivas para o combate do trabalho precário, como a articulação do Fórum Tripartite, cuja primeira reunião oficial está agendada para o dia 17 de março. Este Fórum envolve representações dos trabalhadores, empresários e poder público, como a Prefeitura de Jaú e terá como tarefa central alavancar o desenvolvimento sustentável do setor calçadista na cidade.

Datas como 8 de março (Dia Internacional da Mulher), 1.º de Maio (Dia do Trabalhador/a) e 25 de outubro (Dia do Sapateiro) também integram o calendário de atividades do Sindicato para 2017.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios