Jaú terá Seminário sobre desenvolvimento da indústria calçadista

Ação foi deliberada na primeira reunião de Fórum Tripartite

 

Por: Redação STICJ

 

No dia 28 de abril, das 8h às 13h, na Câmara Municipal de Jáu, será realizado o I Seminário pelo Desenvolvimento da Indústria Calçadista. O evento está sendo organizado por um Fórum que envolve representantes dos trabalhadores, empresários e poder público local. A decisão ocorreu em reunião realizada na última sexta-feira, 17, na sede do Sindicalçados. “Decidimos fazer um evento para o qual serão convidadas representações de vários setores da sociedade organizada para debater assuntos que interessam a investidores, trabalhadores e poder público, no que se refere ao Polo Calçadista de Jaú”, aponta Flávio Coutinho, que representou o Sindicato dos Calçadistas na reunião.

O Secretário de Desenvolvimento do Município de Jaú, Carlos Alexandre Ramos, o Kakai, considerou a iniciativa de extrema importância para a cidade. “Considero urgente o desenvolvimento das ações deste Fórum, pois acreditamos que o debate tripartite trará boas ideias para que Jaú resgate sua autoestima como Capital Nacional do Calçado Feminino. Trata-se de uma iniciativa inovadora e me parece bem promissora”, ressaltou.

Já o Diretor Executivo do Sindicalçados, José Geraldo H. Galazzini, avalia que o momento é propício. “O município acabou de criar seu Conselho de Desenvolvimento e acredito que este Seminário deverá deliberar ações convergentes aos objetivos do Conselho, e também, servir para realinhamento das ações do APL (Arranjo Produtivo Local)”.

 

Polo calçadista

 

Um dos debates centrais do Seminário será sobre a avaliação da cidade-polo. “Precisamos entender se ainda somos um polo calçadista. Caso sejamos, precisamos usar este fato a nosso favor”, indagou Kakai.

Outros temas como desenvolvimento com garantia de direitos e ações prioritárias para o desenvolvimento da indústria de calçados também farão parte da programação.  Todos os assuntos serão apresentados por palestrantes convidados. Apesar do evento ser 100% gratuito, os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição que estarão disponíveis a partir do dia 27 de março na Secretaria de Desenvolvimento (Rua Paissandu, 444); sede do Sindicato dos Calçadistas (Rua Marechal Bitencourt, 1188); ou na sede do Sindicalçados (Praça Dr. Gildo Renda,15) . Em breve será divulgado um convite contendo todas as informações sobre o evento.

 

Fórum

O Fórum Tripartite para o Desenvolvimento da Indústria de Calçados de Jaú é fruto de um Seminário realizado em outubro de 2016 pelo Sindicato dos Calçadistas, em parceria com a IndustriALLl Global Union, federação sindical que representa mais de 50 milhões de trabalhadores em todo o planeta, e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV. Na oportunidade, sindicalistas, Ministério Público do Trabalho, representantes do poder público local e dos empresários (Sindicalçados e Abicalçados) debateram assuntos como trabalho precário, empregabilidade e desenvolvimento do setor calçadista. A criação do Fórum foi uma decisão tripartite, ou seja, das representações dos trabalhadores, empresários e Prefeitura.

 

Serviço:

I Seminário pelo Desenvolvimento da Indústria Calçadista de Jaú

Dia 28 de abril de 2017

Das 8h às 13h, na Câmara Municipal de Jaú.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s