Em ação inédita, Fórum Tripartite realiza Seminário sobre desenvolvimento da indústria de calçados de Jaú

Seminário acontece nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Jaú. Participação é aberta a todos os interessados/as

 

Por: Redação STICJ

 

Esta sexta-feira, 12, será marcada por debates importantes sobre o desenvolvimento da indústria calçadista de Jaú. O Fórum Tripartite pelo Desenvolvimento da Indústria Calçadista de Jaú realiza seu 1.º Seminário,  a partir das 8h, na Câmara Municipal.

O evento é aberto para todos os trabalhadores, empresários e agentes públicos que têm interesse pelo tema. As inscrições serão realizadas das 8h às 8h30, no local.

“Trata-se de uma iniciativa inédita na cidade. Reunir representantes de vários setores para discutir temas relevantes ao desenvolvimento da indústria calçadista é fundamental para retomar o crescimento econômica do setor e ampliar as vagas de emprego”, avalia Miro Jacintho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Calçadistas.

O Fórum é promovido pelo Sindicato dos trabalhadores, Sindicato patronal e Prefeitura. “O que os calçadistas precisam é de emprego de qualidade e com garantia de direitos, por isso é importante que o Sindicato participe ativamente deste Fórum”, ressalta Jacintho.

Temas

O Seminário irá debater a importância da produção de calçados para o município e região e destacará o fato de Jaú ainda ser um polo calçadista. “O marketing sobre o título de cidade-pólo na produção de calçado feminino está abandonado, mas isto não significa que perdemos este título”, afirma Flávio Coutinho, dirigente do Sindicato.

O desembargador da 15.ª Região da Justiça do Trabalho, Dr. Luiz Henrique Rafael, falará sobre o desenvolvimento com garantia de direitos para os trabalhadores. “É fundamental que o setor cresça, mas os trabalhadores precisam estar garantidos dentro deste processo de desenvolvimento”, apontou  Coutinho.

A Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho do Município, irá  apresentar as ações já existentes e outras em andamento. O público terá um espaço para apresentar propostas.

Histórico do Fórum Tripartite

O Fórum Tripartite para o Desenvolvimento da Indústria de Calçados de Jaú é fruto de um Seminário realizado em outubro de 2016 pelo Sindicato dos Calçadistas, em parceria com a IndustriALL Global Union, federação sindical que representa mais de 50 milhões de trabalhadores em todo o planeta, e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT, CNTRV.

Na oportunidade, sindicalistas, Ministério Público do Trabalho, representantes do poder público local e dos empresários (Sindicalçados e Abicalçados) debateram assuntos como trabalho precário, empregabilidade e desenvolvimento do setor calçadista. A criação do Fórum foi uma decisão tripartite, ou seja, das representações dos trabalhadores, empresários e Prefeitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s