Começa a 3ª fase do FGTS inativo. Veja como sacar o dinheiro

A terceira fase de saque do dinheiro depositado em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já começou. O terceiro lote é destinado a trabalhadores que nasceram em junho, julho e agosto e o dinheiro poderá ser retirado até o dia 31 de julho. Cerca de 7,6 milhões de brasileiros têm direito ao saque neste terceiro mês. O valor disponível ultrapassa 10,8 bilhões de reais e equivale a 25% do total disponível.

Trabalhadores que têm conta poupança individual na Caixa (para a qual a transferência do dinheiro é automática, conforme decreto) ou são clientes do banco e autorizaram a transferência do dinheiro para sua conta corrente individual pelo site da Caixa receberão o crédito em suas contas no banco, sem precisar ir até uma agência retirá-lo.

Quem não é cliente do banco poderá sacar os valores utilizando o Cartão Cidadão (utilizado também para sacar o seguro-desemprego e outros benefícios sociais) no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, dependendo do valor que têm a receber.

Valores até 1.500 reais podem ser sacados nos caixas de autoatendimento do banco com a senha do Cartão Cidadão, enquanto saque de valores de até 3 mil reais pode ser realizado com a senha do Cartão do Cidadão no autoatendimento e também nas lotéricas e correspondentes Caixa.

O valor pago é referente a cada conta inativa. Se nenhuma das contas inativas tiverem um valor superior ao limite estipulado pelo canal de atendimento, o trabalhador poderá sacar quantas contas ele quiser nesse canal. Se o trabalhador tiver duas contas, e cada uma não tiver valor superior a 3 mil reais, por exemplo, poderá sacar as duas em uma lotérica.

A maioria dos trabalhadores – 95% – tem valor por conta de até 3 mil reais e poderão sacar diretamente com o Cartão do Cidadão em terminal de autoatendimento ou casa lotérica e correspondente Caixa Aqui.

Não é obrigatório ter o Cartão Cidadão para sacar o dinheiro depositado no fundo. Quem não tem o cartão deve retirar o dinheiro na boca do caixa da agência.

Como o tempo para o banco emitir o cartão é de até 30 dias, esperar para ter a comodidade pode não ser vantajoso para quem pode retirar o dinheiro a partir desta sexta. Quem já tem o cartão mas esqueceu a senha pode ligar no 0800 726 2017 e realizar um pré-desbloqueio de senha. Depois basta ir até uma lotérica ou agência da Caixa para que a senha seja liberada para uso no mesmo dia.

Os demais trabalhadores que não são clientes da Caixa e têm mais de 3 mil reais para receber deverão necessariamente sacar os recursos na boca do caixa das agências do banco por medida de segurança, mesmo que tenham o Cartão Cidadão.

É possível realizar o saque por meio de procuração registrada em cartório, caso o trabalhador esteja doente e tenha atestado de impossibilidade de locomoção.

Quem tem dívidas na Caixa não deve se preocupar: o banco não poderá descontar o valor que o trabalhador iré receber do FGTS do valor desta dívida: os recursos do FGTS são impenhoráveis, e é o trabalhador quem decide o que fazer com ele.

Anúncios