Sindicato garante multa no valor de 43 reais por dia de atraso no pagamento dos salários

Direito é garantido na Convenção Coletiva e trabalhadores podem requerer pagamento na Justiça do Trabalho, mesmo após rescisão do contrato.

Por: Redação STICJ

Muitas empresas de calçados de Jaú estão atrasando o pagamento dos salários. Para garantir o pagamento em dia e preservar os direitos dos calçadistas, a Convenção Coletiva da Categoria, mantida pelo Sindicato, prevê o pagamento de uma multa equivalente a 4% do piso normativo,  por dia de atraso. A multa começa a ser contabilizada após o 6.º dia útil d cada mês.

O piso normativo da categoria é de R$ 1.076,20. Dessa forma o valor da multa é de R$ 43,04 por dia de atraso.

Para preservar este direito, o sindicato orienta que o trabalhador(a) coloque a data do recebimento do salário ao lado da assinatura do holerite, faça uma foto com o celular e arquive. Dessa forma, mesmo após a rescisão de contrato, os trabalhadores poderão mover ação judicial para o recebimento desta multa. “Os sócios e sócias do Sindicato contam com uma série de direitos que são garantidos pela convenção coletiva e nosso departamento jurídico está à inteira disposição para requerê-los por vias judiciais, caso seja necessário. O atraso no pagamento tem sido uma reclamação bastante recorrente, principalmente em empresas menores e terceirizadas. Estamos atentos e agiremos de todas as formas possíveis para garantir que os calçadistas não sejam prejudicados em seus direitos”, declarou Miro Jacintho, presidente do Sindicato.

Miro orienta ainda que os trabalhadores procurem o Sindicato antes de fazer a rescisão na empresa. “Nenhum trabalhador deve assinar sua rescisão sem as devidas orientações”, concluiu.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s