Campanha Salarial 2018: Em respeito à data-base, salários de julho deverão ser reajustados em 3,53%

Na primeira rodada de negociações, Sindicato patronal se comprometeu com o cumprimento da data-base, mas negou demais reivindicações.

 

Por: Redação STICJ

Na primeira rodada de negociações da Campanha Salarial 2018, realizada na manhã dessa quarta-feira, 11, o Sindicato patronal se comprometeu em orientar as empresas a cumprir a data-base da categoria sobre a reposição integral da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Conforme divulgado na semana anterior, o presidente do Sindicato dos Calçadistas, Miro Jacintho, formalizou a reivindicação sobre o cumprimento da data-base (que é 1.º de julho) em reunião no Ministério do Trabalho em Bauru, ocorrida no dia 29 de junho.

Índice

O acumulado da inflação nos últimos 12 meses foi de 3,53%, número superior à previsão. De acordo com o DIEESE, o índice sofreu impacto da greve dos caminhoneiros que elevou os preços de vários produtos no mês de junho. Além disso, as frequentes altas nos preços dos combustíveis, gás de cozinha e energia elétrica, também contribuíram para a elevação do índice, cuja previsão era de 2,34%.

“Esperamos que as empresas respeitem as negociações e façam o reajuste de 3,53% nos salários de julho, conforme negociado com o Sindicato patronal”, apontou o diretor Flávio Coutinho.

Demais reivindicações

A reposição integral da inflação é uma conquista importante, mas de forma geral, o Sindicato patronal adotou a mesma postura das negociações de 2017 ao afirmar que as empresas não têm condições de atender as demais reivindicações da categoria. “Não houve nenhuma contraproposta das empresas. Tal fato reforça a importância da mobilização da categoria no sentido de fortalecer as reivindicações da categoria na mesa de negociação. Sabemos que o crescimento do setor está sendo retomado e não podemos aceitar “zero” de aumento real. Uma de nossas principais reivindicações se refere ao vale cesta. Estamos convocando e organizando a categoria para a luta por melhorias nesse benefício e para defender a pauta”, explica Coutinho.

A próxima rodada de negociações está marcada para o dia 18 de julho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s