Ao receber “cartinhas de oposição” Sindicato identifica fraude de empresas contra FGTS e contra o Seguro Desemprego

Denúncia será encaminhada aos órgãos competentes.

Por: Redação STICJ

Que a fraude contra o Seguro Desemprego e o FGTS é algo corriqueiro em muitas empresas de calçados de Jaú, todo mundo está cansado de saber. A novidade é que o Sindicato encontrou uma forma de provar tal crime, já que dificilmente os trabalhadores denunciam.

“É um esquema de corrupção que prejudica o trabalhador e a sociedade como um todo. A empresa demite formalmente, não paga os valores devidos à rescisão e continua com o trabalhador sem registro em carteira. Por sua vez, o trabalhador saca o FGTS e acessa o seguro desemprego. Depois de alguns meses, o mesmo trabalhador é recontratado pela mesma empresa e a fraude se repete assim que ele readquire o direito ao Seguro Desemprego. É uma crime grave”, aponta o advogado Marcos Toledo, assessor jurídico do Sindicato.

Sindicato identificou fraude por meio das “cartinhas de oposição”

No momento em que os trabalhadores protocolaram a chamada “cartinha de oposição”, o Sindicato identificou a fraude em várias empresas. “Durante 2 anos, juntamos documentos suficientes para comprovar a fraude e denunciar ao Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e órgãos fiscalizadores do FGTS e Seguro Desemprego”, afirma Miro Jacintho, presidente do Sindicato.

Fiscalização será intensificada

“Muitos trabalhadores têm medo de denunciar as fraudes das empresas, mas quando há o protocolo  da “cartinha de oposição” é possível identificar esses problemas. Além disso, estamos de olho no fato de muitas empresas descontarem o INSS e não repassarem os valores ao órgão, o que também é um crime. O tempo em que os trabalhadores permanecem na empresa sem registro não é contado para aposentadoria, o que resulta num grande problema futuro. O objetivo é dar aos trabalhadores a garantia de que eles terão acesso aos direitos previdenciários quando precisarem”, destaca Jacintho.

CONFIRA BOLETIM ELETRÔNICO COM MAIS INFORMAÇÕES:

FRAUDE CONTRA FGTS E SEGURO DESEMPREGO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s