Após fechamento de fábrica, trabalhadores recorrem ao Sindicato para garantir direitos

Contribuintes terão assistência jurídica gratuita –

Por: Redação STICJ

 

A empresa Costume Nacional fechou as portas nesta semana e deixou 15 trabalhadores sem pagamento dos salários de abril e das verbas rescisórias. O Sindicato dos Calçadistas de Jaú tomou as providências na tentativa de garantir os pagamentos.

Miro Jacintho, presidente da entidade,  explica que diante de uma situação como essa, o Sindicato é o único órgão capaz de viabilizar ações coletivas para que estes trabalhadores tenham seus direitos garantidos. “Colocamos nosso departamento jurídico à disposição desses trabalhadores. Faremos de tudo que está ao nosso alcance para que eles tenham suas verbas rescisórias e direitos garantidos. Vale lembrar que o  processo judicial será gratuito para os que são sócios ou não apresentaram carta de oposição à taxa sobre as negociações da Convenção Coletiva”, ressalta Jacintho.

 

Situação é comum em Jaú

Na indústria de calçados de Jaú, o fechamento de fábricas sem o pagamento de verbas rescisórias tem se tornado cada vez mais comum. O problema é ainda mais recorrente no caso de empresas que são terceirizadas de outras fábricas. Neste caso, o sindicato responsabiliza judicialmente a empresa primária.

“Infelizmente, tem trabalhador/a que pensa que isso nunca vai acontecer com ele e que jamais vai precisar do sindicato. Por isso se opõe às contribuições. Contudo, na conjuntura atual, a entidade sindical é o único órgão capaz de defender e proteger os direitos dos trabalhadores e só existe uma forma de manter este atendimento que é por meio da contribuição dos próprios trabalhadores”, argumentou Jacintho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s