Reforma da Previdência: Site calcula quantos anos você terá que trabalhar a mais para ter direito à aposentadoria

Por: Redação STICJ, com informações do Portal da CUT

O Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Dieese, fez os cálculos com base nas regras aprovadas pelos deputados no primeiro turno da votação e lançou uma plataforma online para que usuários saibam quantos anos a mais terão que trabalhar para ter direito à aposentaria, caso a reforma da previdência passe pelas próximas votações no Congresso.

Centrais sindicais, organizações sociais e entidades representativas de juristas e advogados, criticam a reforma da previdência e afirmam que “a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2019, nome oficial da reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL), reduz o valor dos benefícios previdenciários, retarda o início da aposentadoria e restringe o alcance da assistência social”.

Para comprovar tal afirmação, o trabalhador pode acessar o site aposentometro.org.br. “É uma ferramenta confiável, segura e capaz de demonstrar para a população o quanto a reforma da Previdência é prejudicial”, alerta Miro Jacintho, presidente do Sindicato dos Calçadistas de Jaú.

Regras atuais de aposentadoria

            Atualmente, trabalhadores podem se aposentar por idade (mulheres aos 60 anos e homens aos 65 anos), com 15 anos, no mínimo de contribuição, e receber benefício calculado com base na média salarial dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994 – 20% das contribuições mais baixas são descartadas. Quando o trabalhador tem mais de 15 anos de contribuição, o INSS considera 70% da média salarial e acrescenta 1% a cada ano a mais do tempo mínimo.

É possível também se aposentar por tempo de contribuição (Fórmula 86/96 progressiva). A soma da idade com o tempo de contribuição da mulher tem de chegar a 86 e a dos homens a 96. Neste caso, as mulheres precisam ter, no mínimo, 30 anos de contribuição e os homens, 35 anos.

Não há idade mínima, mas incide o fator previdenciário.

Como vai ficar se a reforma passar

            A reforma acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e institui a obrigatoriedade da idade mínima. O trabalhador só vai poder requerer o benefício quando completar 65 anos e a trabalhadora 62 anos. Para receber o valor integral do benefício tem de trabalhar e contribuir por 40 anos no caso dos homens e 35 anos no caso das mulheres.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s