História

Construindo um Sindicato de Verdade

Direito, Trabalho e Democracia  –  Um novo  Sindicato para um novo tempo.  Com este pensamento é que a Nova Diretoria atua na defesa dos interesses dos trabalhadores (as) calçadistas de Jaú. Porém teve um longo período em que a antiga diretoria não respeitou o trabalhador (a) calçadista.  Começa a luta de resgate do Sindicato para o(a) calçadista das mãos de oportunistas e gananciosos, representados pela antiga diretoria.

O Movimento Calçadista surge do inconformismo de trabalhadores (as) com a situação degradante da principal categoria de trabalhadores (as) de Jaú, que não era representada pela antiga diretoria.

Em 2012, os trabalhadores entenderam que o sindicato virou meio de vida para a antiga direção. Os trabalhadores (as) denunciaram ao Ministério Público gravíssimos abusos da antiga diretoria na condução da entidade dos trabalhadores (as) calçadistas. E passaram a ser perseguidos. Pelo menos 8 trabalhadores (as) foram demitidos (as) por atuarem no Movimento Calçadista.

 As eleições para a renovação da diretoria foram realizadas por debaixo dos panos, impedindo que os trabalhadores (as) pudessem se inscrever e participar da eleição. Essa manobra foi repudiada por decisão judicial que mandou a antiga diretoria realizar eleições democráticas e transparentes. Os antigos diretores resolveram recorrer à Justiça. Essa postura antidemocrática deixou um rastro de prejuízos. A categoria ficou sem aumento salarial em 2013 e 2014. O sindicato teve que arcar com multa de mais de R$ 2 milhões por não acatar a determinação judicial de fazer novas eleições.

A Justiça do Trabalho decretou intervenção no sindicato em abril de 2015. A intervenção afastou a antiga diretoria e realizou as eleições democráticas e transparentes. Os trabalhadores (as) puderam se inscrever. O Movimento Calçadista participou das eleições nos dias 24 e 25 de setembro de 2015. Numa eleição democrática e com grande participação dos trabalhadores (as), os calçadistas de Jaú elegeram o Movimento Calçadista para fazer um Sindicato de Verdade.

12291866_488703191310176_4740126224803519508_o (1)

Anúncios